sábado, 26 de fevereiro de 2011

Revisão

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE PORTUGUÊS – 7º ANO – Ana Cláudia Guimarães

CONTEÚDOS ABORDADOS: TEXTO (interpretação)
                                                      MORFOLOGIA (substantivo, adjetivo, locução adjetiva, artigo, verbo)

O texto abaixo embasa as questões de 1 a 5
ESTRANHAS GENTILEZAS
            Estão acontecendo coisas estranhas. Sabe-se que as pessoas nas grandes cidades não têm o hábito da gentileza. Não é por ruindade, é falta de tempo. Gastam a paciência nos ônibus, no trânsito, nas filas, nos mercados, nas salas de espera, nos embates familiares, e depois economizam com a gente.
            Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá. Tratam-me com inquietante delicadeza. Já captava aqui e ali sinais suspeitos, imprecisos ventinhos de asas de borboleta, quase nada. A impressão de que algo estranho tomou corpo mesmo foi na semana passada. Um vizinho que já fora meu amigo telefonou-me desfazendo o engano que nos afastava, intriga de pessoa que nem conheço e que afinal resolvera esclarecer tudo. Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.
            (Ivan Ângelo. O comprador de aventuras e outras crônicas. S.Paulo: Ática, 2000)

ATIVIDADE 1: De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a)    Todas as pessoas da cidade grande são extremamente gentis, isto é, muito educadas.
b)    O narrador, habituado a ser tratado de forma pouco gentil, percebe que as pessoas começam a tomar atitudes de gentileza pouco comuns.
c)    O narrador perdeu a paciência com o seu vizinho que provocou uma intriga e destruiu a amizade dos dois.
d)    As pessoas gastam sua paciência nos ônibus, mas conservam a educação quando estão com os amigos.

ATIVIDADE 2: “Comigo dá-se o contrário, é o que estou notando de uns dias para cá.” – Explique essa fala do narrador, baseando-se nas informações contidas no texto.

ATIVIDADE 3: Você aprendeu em classe que os artigos são usados para generalizar ou para particularizar os seres. A última frase do texto é a seguinte: “Difícil reconstruir a amizade, mas a inimizade morria ali.” – Partindo do aprendizado sobre os artigos, responda por que nessa última frase do texto o narrador fez uso do artigo indefinido A?

ATIVIDADE 4: O texto é composto de dois parágrafos. Faça o que é solicitado:
a)    Retire do primeiro parágrafo uma frase que apresente um substantivo abstrato. Grife-o.
b)    Retire do segundo parágrafo uma frase que apresente dois adjetivos. Grife-os.

ATIVIDADE 5: O texto em questão
a)    Conta uma história de amizade.
b)    Descreve como é uma amizade.
c)    Faz uma reflexão sobre a atitude das pessoas.
d)    Vende ao leitor a imagem do que é uma amizade.

As atividades abaixo não mais se baseiam no texto “Estranhas Gentilezas”

ATIVIDADE 6: Nas frases abaixo há verbos destacados. Escreva se indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Depois escreva seu infinitivo e a conjugação (1ª, 2ª 3ª) a que pertencem. Observe o contexto em que se encontram.

a)    Todos os dias choviam brigas naquela casa.
b)    A galinha punha ovos no cesto.
c)    Na serra garoa com freqüência.
d)    Seus pés estão rachados.
e)    Luan permanece calado em meio à briga.
f)     Meus amigos imprimirão meu trabalho.
g)    O diretor propôs um acordo com os alunos.
h)    Amanheceu rápido no acampamento.

ATIVIDADE 7: Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo. Observe bem o contexto.

a)    Aquela VELHA irritou o guarda. – A palavra destacada e um substantivo. (    )
b)    Roupa VELHA precisa ser substituída. – A palavra destacada é um adjetivo. (    )
c)    Naquela aldeia todos se ajudavam. – Verbo ajudar – Presente do Indicativo. (    )
d)    Meus pais têm uma casa DE MADEIRA. – As palavras destacadas formam uma locução adjetiva.
e)    A cidade VIZINHA ficava a 400 km dali. – A palavra destacada é um adjetivo. (    )
f)     Sapatos DE VERNIZ eram os seus preferidos. – As palavras destacadas formam uma locução adjetiva. (    )

ATIVIDADE 8: Dê a estrutura das formas verbais abaixo, isto é, encontre o radical, a vogal temática, o tema e a desinência (se houver)
a)    FALÁSSEMOS
b)    CORRERIA
c)    FORMAVAM
d)    DIVIDISTES

ATIVIDADE 9: Reescreva as frases abaixo, trocando os verbos destacados pelos tempos pedidos entre parênteses:
a)    A mãe penteou a criança. ( Pretérito Imperfeito do Indicativo)
b)    Os soldados chegavam, ouviam e paravam. (Presente do Indicativo)
c)    Eu estudarei Matemática. ( Pretérito Perfeito do Indicativo)
d)    Meu pai monta a cavalo, vai para o campo. (Pretérito Imperfeito do Indicativo)
e)    Um menino pula o muro. O dono da casa observa. (Pretérito Perfeito do Indicativo)

Um comentário:

  1. Gostei das questões elaboradas só que tenho dificuldades de interpretá-lo ,é possível você me ajudar nessa interpretação,agradeceria muito sua compreensão.

    ResponderExcluir